quinta-feira, 20 de novembro de 2008

TQM – Quatro Revoluções na “Administração da Qualidade Total” (parte final)

MUDANÇA NO CONCEITO DE TRABALHO
Market-in
O TQM ensina que a compreensão e a satisfação das expectativas dos clientes são a melhor e única maneira duradoura de atingir o sucesso nos negócios; ele dá ênfase ao conceito market-in, onde concentra na satisfação do cliente como objetivo do trabalho.
Este conceito enfoca a informação oriunda do mercado e diz que o trabalho não é bem feito até que o cliente esteja satisfeito (conceito market-in diz que “o cliente é rei”); Diz também que todo o empregado tem clientes e que concentra-se na satisfação do mesmo. O ideal do TQM é que este conceito penetre em toda a empresa e atinja todos os empregados em todos os níveis, os japoneses chamam este processo de kaizen. O conceito inclui a idéia de um processo de melhoria para ajustar o trabalho e o produto produzido da forma ditada pelas necessidades do cliente.
Enquanto o market-in tenta eliminar o conceito de separação do trabalho, o conceito product-out mantém-se fiel à idéia da teoria de Taylor de divisão do trabalho.
Houve uma rápida transformação no setor fabril e as empresas pioneiras na obtenção da qualidade total elevaram seu padrão ao desempenho competitivo. Hoje, se as empresas não estão buscando a qualidade total, ela não é, ou não será, competitiva. Este ponto sugere por que as empresa estão adotando o TQM. Aqueles que utilizam o TQM sabem, o cliente só quer um bom produto com preços baixos e que atenda a necessidade dele naquele momento. A atitude do cliente será o fator crítico em determinar o sucesso de um produto ou não.
Fonte: Shoji Shiba / Alan Graham / David Walden
Postado por Eliane Soares

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