terça-feira, 18 de novembro de 2008

TQM – Quatro Revoluções na “Administração da Qualidade Total” (parte II)


CONCEITO QUALIDADE 2: ADEQUAÇÃO AO USO
Adequação ao uso é o meio de garantir a satisfação das necessidades de mercado. A adequação ao uso satisfaz as reais necessidades ou desejos do cliente, não apenas aos padrões estabelecidos pelo produto.
A adequação ao uso também é alcançada através da inspeção, porém se a empresa quer que seus produtos tenham alta adequação ao uso, o nível de rigor na inspeção aumenta e conseqüentemente eleva a quantidades de peças refugadas.
Se a desejo por maior qualidade, os limites de inspeção devem ser estreitados, dessa maneira há um aumento no custo do produto devido ao maior numero de peças rejeitadas.

PONTOS FRACOS:
1 – Aumento na quantidade peças rejeitadas por lotes produzidos.
2 – Alto preço de venda devido ao alto custo de produção.

CONCEITO DE QUALIDADE 3: ADEQUAÇÃO AO CUSTO.
Adequação ao custo significa alta qualidade e custo baixo. Para que isso possa ser alcançado a empresa deve reduzir a variabilidade do processo de produção, de maneira que todas as unidades produzidas estejam dentro dos limites de tolerância determinados pelo projeto.
Para que a variabilidade do processo seja reduzida é necessária a correção em cada etapa do processo, e não apenas no final do processo de produção. O foco deve ser mudado do controle do resultado final do processo para o controle do processo etapa por etapa.

PONTO FRACO:
1 – Surgimento de concorrentes fortes nos mercados emergentes.


Fonte: Shoji Shiba / Alan Graham / David Walden
Postado por Eliane Soares

Nenhum comentário: