sábado, 15 de novembro de 2008

BENCHMARKING Algumas Definições Possíveis

"Benchmarking é o processo contínuo de medir produtos, serviços e práticas contra os competidores reconhecidos como líderes em seu setor” (David T. Kearns, Diretor Geral Xerox Corporation)
“Entendemos Benchmarking como um processo de comparar e medir as operações de uma organização, os seus processos internos/externos contra os de um reconhecido líder de mercado, tanto interior como exterior ao mercado de referência.”
"Benchmarking é a busca de melhores práticas da indústria que conduzem a um desempenho excelente” (Robert C. Camp)
“Ao processo contínuo de medir e comparar uma organização com as organizações líderes em qualquer lugar do mundo para obter informação que as ajude a executar ações para melhorar seu desempenho se denomina, Benchmarking. Que são os estudos de desempenho comparativo”.

AS CATEGORIAS
Benchmarking INTERNO
Benchmarking EXTERNO
Benchmarking FUNCIONAL
Benchmarking GENÉRICO
Benchmarking INTERNO: São as operações de comparação que podemos efetuar dentro de uma mesma empresa, filiais ou setores.

· Benchmarking EXTERNO: Divide-se em duas categorias: O Benchmarking Competitivo e o

Benchmarking Genérico.

· Benchmarking COMPETITIVO: Este é o mais conhecido pelas empresas. Em geral consiste em efetuar provas de comparabilidade assim como investigações que nos permitam conhecer todas as vantagens e desvantagens de nossos competidores mais diretos. A matriz DAFO pode ser uma boa erramenta. Esta matriz se utiliza para conhecer as: Deficiências, Ameaças, Forças e Oportunidades, tanto de nossa competência como de nossa própria empresa.

· Benchmarking GENÉRICO: Existem funções e processos que podem ser idênticos em empresas e em setores de atividades diferentes. Assim também pode parecer lógica a comparação das melhores práticas destas empresas e a adequação a novos sistemas ao processo de melhoria. Podemos, por outro lado, observar como estão funcionando novas tecnologias e métodos de trabalho em outras organizações, sem a necessidade de aplicar o método de Ensaio-Erro.
· Benchmarking FUNCIONAL: Neste caso não nos detemos somente em compararmos com os concorrentes diretos de nossos produtos. Em muitos casos, pode-se utilizar informação comparativa entre empresas de diferentes setores.

Postado por Fabiano

Nenhum comentário: