segunda-feira, 17 de novembro de 2008

TQM – Quatro Revoluções na “Administração da Qualidade Total” (parte I)


A história da transformação do Japão em termos de produtos de excelente qualidade é a história da sua adoção do TQM.
A evolução do TQM é descrita com as quatro adequações, ou níveis de qualidade, as quais caracterizam quatro períodos na história do TQM japonês.
As quatro adequações são:
Adequação ao Padrão
Adequação ao Uso
Adequação ao Custo
Adequação à necessidade Latente

CONCEITO DE QUALIDADE 1: ADEQUAÇÃO AO PADRÃO
A adequação ao padrão avalia se um produto produzido da forma descrita no manual está adequado ao padrão estabelecido. Em outras palavras, adequação ao padrão define como qualidade como aquele produto que faz aquilo que os projetistas pretendem que ele faça. Determinar se um produto satisfaz a adequação ao padrão é uma questão, principalmente de INSPEÇÃO.

PONTOS FRACOS:
1 – Alto Custo devido à rejeição e descarte de produtos defeituosos no final do processo.
2 – Relações estremecidas entre processo e inspetores.
3 – Desconsideração com as necessidades do mercado.

Fonte: Shoji Shiba / Alan Graham / David Walden
Postado por Eliane Soares

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