sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Administração - Elementos de entradas e saídas

Figura – Elementos que compõem uma indústria
Duas questões de grande relevância acerca dessa figura, expressam que, correlacionando os elementos, uma organização deve refletir suas estratégias, de forma a adotar um poder de barganha em relação aos compradores e aos fornecedores, fortalecendo o relacionamento entre as partes para superar seus concorrentes. Quanto aos fornecedores, buscar mantê-los como preferenciais (pelo menos enquanto continuam atendendo suas necessidades, com preços competitivos), através da aquisição de seus produtos, de forma que possam ter recursos para investir na melhoria contínua e assegurar sua fidelidade. Quanto aos compradores, que cumpram seu papel na aquisição de produtos/serviços junto aos fornecedores, de maneira que negociem, visando a satisfação de todas as partes interessadas: custo mais baixo para a empresa, preço justo ao cliente, remuneração adequada aos acionistas, etc. A ameaça de substitutos e dos novos entrantes, tanto para os fornecedores como para os compradores, configura a necessidade do poder de barganha para ambos e intensifica a rivalidade. No final, quem sai ganhando é o cliente.
Cabe a organização separar as chamadas vantagens competitivas de acordo com o interesse do cliente e/ou consumidor, distinguindo as que lhe interessam das que não lhe interessam.
Fonte: Chiavenato, Idalberto – Introdução à Teoria Geral da Administração – 7ª Edição, Editora Campus.
Postado por Marco Antônio

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