terça-feira, 11 de novembro de 2008

O que é QUALIDADE???

Qualidade é a palavra de ordem que vigora, hoje, em todos os segmentos de mercado, em virtude das mudanças profundas que estão ocorrendo nas relações entre cliente e fornecedor. Este fato é percebido, notadamente, no ramo da prestação de serviços, onde somente a Qualidade dos produtos e serviços oferecidos garante a sobrevivência das organizações e, sobretudo, abre novas portas para o sucesso. O novo cenário econômico mundial, o código de defesa do consumidor e a crescente conscientização do povo brasileiro têm forçado as organizações (empresas, hospitais, escolas etc.) a reverem sua postura frente ao consumidor, ao empregado e outros membros, ao acionista e à sociedade em geral. Qualidade, na linguagem técnica, é atendimento a requisitos. A partir desta afirmação, podemos concluir que qualidade é sinônimo de "satisfação", de atendimento às necessidades do cliente. Outros conceitos vão mais além: qualidade é "superar as expectativas dos clientes" / qualidade é "ausência de erros" /etc. É a totalidade das características e formas de um produto ou serviço que é capaz de atender às necessidades explícitas e implícitas dos clientes. Tal conceito só faz sentido quando temos a presença e a interação dos dois componentes básicos de qualquer segmento de mercado: Cliente e Fornecedor. Porém, não devemos esquecer que a qualidade é relativa, ou seja, o que pode ser bom para mim, pode não ser bom para você. Cada indivíduo tem a sua particularidade (cultura, comportamento, gostos, etc). Portanto, a conclusão que chegamos é que as necessidades de cada cliente devem ser bem conhecidas e respeitadas. Se a empresa ignorar esse fato, suas chances de sucesso são restritas.
Postado por Juliano César

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