sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Planejamento Estratégico


Através do planejamento estratégico as empresas podem traçar seus objetivos corretamente minimizando a possibilidade de erros, possibilitando maiores chances de alcançar os objetivos propostos, estabelecendo o caminho a ser seguido visando elevar o grau de interações com os ambientes interno e externo.

O planejamento estratégico procura responder a questões básicas, como:
a) Por que a organização existe?
b) O que é como ela faz?
c) Onde ela quer chegar?
Dele resulta um plano estratégico, ou seja, conjunto flexível de informações consolidadas, que serve de referência e guia para a ação organizacional. Pode ser considerado como uma bússola para os membros de uma determinada organização , abaixo veja alguns exemplos que um mal planejamento estratégico podem ocasionar:
1) MERCEDES-BENS
A DECISÃO
Instalar uma fábrica para a produção do Classe A em Juiz de Fora, MG.
O ERRO
Superdimensionou o mercado e trouxe um modelo que não caiu no bolso no gosto (e no bolso) dos brasileiros.
O PREÇO
500 milhões de dólares (estimativas do prejuízo).

2) PREVI
A DECISÃO
Investir no resort Costa do Sauípe e, anos mais tarde, comprar a parte da outra sócia, a Construtura Odebrecht
O ERRO
Apostar num novo modelo de negócios e depois aumentar sua participação no empreendimento.
O PREÇO
370 milhões de reais (custo do empreendimento somado ao prejuízo acumulado)
Fonte: CORREA, Cristiane & MANO, Cristiane. O Preço de uma Decisão Errada.
Postado por Juliano César

Nenhum comentário: