quarta-feira, 19 de novembro de 2008

TQM – Quatro Revoluções na “Administração da Qualidade Total” (parte III)

CONCEITO DE QUALIDADE 4: ADEQUAÇÃO À NECESSIDADE LATENTE.
A adequação à necessidade latente significa a satisfação das necessidades do cliente antes que os clientes estejam conscientes delas.

PONTO FRACO:
1 – Evolução sistemática dos concorrentes.

EVOLUÇÃO DOS MÉTODOS / METODOLOGIA DA QUALIDADE
ANOS 50: Adequação ao Padrão --> Adequação ao Uso: ANOS 60.
Mudança para o conceito de mercado.
A padronização, o controle estatístico de processo e a inspeção eram as principais ferramentas utilizadas para atingir a adequação ao padrão.

ANOS 60: Adequação ao Uso --> Adequação ao Custo: ANOS 70
Mudança para o conceito de que o preço é estabelecido pelo mercado.
Na adequação ao custo, a ênfase estava na redução de custo ao mesmo tempo em que se aumentava a qualidade.

ANOS 70: Adequação ao Custo --> Adequação à necessidade latente: ANOS 80.
Mudança para conceitos de transformação contínua nas necessidades de mercado e, assim a contínua redução dos ciclos de desenvolvimento de produto.
Acrescentaram o valor do projeto, com produtos desenvolvidos para satisfazer as necessidades latentes.

Fonte: Shoji Shiba / Alan Graham / David Walden
Postado por Eliane Soares

Nenhum comentário: